Matemática na escola, divertida ou chata?
A matemática é uma das
disciplinas mais úteis na aprendizagem, e não é exagero dizer que é a rainha dos assuntos educacionais. Sem
matemática, os modelos e teorias das ciências básicas não podem ser
desenvolvidos; sem matemática, não são possíveis aplicações em eletricidade e
eletrônica; sem matemática, não há financiamento ou comércio; Sem Matemática,
não há dados importantes e tudo o que está associado à internet. Um ser vivo e
complexo permanece firme porque tem um esqueleto que apóia todos os órgãos
vitais, uma ciência permanece firme e se desenvolve porque se baseia na
matemática.
Gauss. "A matemática é a rainha
das ciências ..."
Atualmente, o desejo de todas as
sociedades é alcançar o desenvolvimento em todas as esferas (sociais,
econômicas e tecnológicas). Os países em que a educação matemática é promovida
alcançam a criação de pensamento abstrato que facilita a criação,
desenvolvimento e aplicação de ciência e tecnologia. Um país com pensamento
abstrato vende produtos com componente de conhecimento científico e tecnológico
incluído, a preços muito altos, milhares ou milhões de dólares. Um país onde o
pensamento abstrato não é promovido, é um país específico, no qual apenas o que
é acessível aos sentidos é percebido, compreendido e controlado; um país onde
nem a ciência nem a tecnologia são criadas ou desenvolvidas; portanto, é
natural vender pedras por alguns dólares. No equilíbrio econômico, é claro que
um país abstrato é o vencedor.
Nas escolas básicas e na
universidade, ensinar matemática pode ser fácil ou difícil.
Como?
A matemática é a mais difícil de
ensinar ao usar métodos inadequados, obsoletos, não há criatividade ou
convicção nos professores. A repetição de livros, a transcrição literal ou a
cópia do livro no quadro-negro e a partir dele para um caderno é uma atividade
rotineira e generalizada que não é conveniente para ninguém. Ninguém aprende
matemática copiando uma fórmula sem saber o que é a utilidade ou o conteúdo;
Ninguém presta atenção ou está interessado em aprender uma teoria matemática
para a qual ele não encontra utilidade. Se alguém aprova um curso sem aprender,
a desonestidade acaricia seu nariz e você pode imaginar por que aprovar o curso
de álgebra na escola primária, alguém que não pode resolver uma equação de
primeiro grau com um desconhecido; porque se gradua de um arquiteto que não
pode usar o teorema de Pitágoras. Escola, sociedade, estudantes estão
condenados ao fracasso e à mediocridade.
A coisa mais triste sobre esta
situação é que os alunos faltam a oportunidade de descobrir e explorar esse
maravilhoso mundo da Matemática.
A MATEMÁTICA é o assunto mais
fácil e divertido de ensinar e aprender quando se utilizam métodos inovadores e
criativos, o conteúdo matemático está associado à realidade, trabalho em equipe
(aprendizagem cooperativa); há convicção, atualização e evolução contínua no
MAESTROS. No final, a experiência de aprendizagem é positiva e enriquecedora
para professor e aluno.
Por que não completar o uso de
textos convencionais com a leitura e aplicação de obras como Yakov Perelman,
Martin Gardner, Magnus Enzensberger e muito mais? Você escolhe.
O site mostra uma iniciativa que
promove o uso criativo da Matemática na Escola. Não é o único, mas deve ser
levado em consideração para criar ou adaptar o que é melhor para a própria
realidade.
http://www.educavox.fr/formation/les-ressources/usages-creatifs-du-numerique-pour-l-apprentissage-au-xxie-siecle
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