Wednesday, October 4, 2017

Matemática, aplicações para a vida, aprendizagem e criatividade

Matemática na escola, divertida ou chata?


A matemática é uma das disciplinas mais úteis na aprendizagem, e não é exagero dizer que é a rainha dos assuntos educacionais. Sem matemática, os modelos e teorias das ciências básicas não podem ser desenvolvidos; sem matemática, não são possíveis aplicações em eletricidade e eletrônica; sem matemática, não há financiamento ou comércio; Sem Matemática, não há dados importantes e tudo o que está associado à internet. Um ser vivo e complexo permanece firme porque tem um esqueleto que apóia todos os órgãos vitais, uma ciência permanece firme e se desenvolve porque se baseia na matemática.


Gauss. "A matemática é a rainha das ciências ..."

Atualmente, o desejo de todas as sociedades é alcançar o desenvolvimento em todas as esferas (sociais, econômicas e tecnológicas). Os países em que a educação matemática é promovida alcançam a criação de pensamento abstrato que facilita a criação, desenvolvimento e aplicação de ciência e tecnologia. Um país com pensamento abstrato vende produtos com componente de conhecimento científico e tecnológico incluído, a preços muito altos, milhares ou milhões de dólares. Um país onde o pensamento abstrato não é promovido, é um país específico, no qual apenas o que é acessível aos sentidos é percebido, compreendido e controlado; um país onde nem a ciência nem a tecnologia são criadas ou desenvolvidas; portanto, é natural vender pedras por alguns dólares. No equilíbrio econômico, é claro que um país abstrato é o vencedor.



Nas escolas básicas e na universidade, ensinar matemática pode ser fácil ou difícil. 
Como?

A matemática é a mais difícil de ensinar ao usar métodos inadequados, obsoletos, não há criatividade ou convicção nos professores. A repetição de livros, a transcrição literal ou a cópia do livro no quadro-negro e a partir dele para um caderno é uma atividade rotineira e generalizada que não é conveniente para ninguém. Ninguém aprende matemática copiando uma fórmula sem saber o que é a utilidade ou o conteúdo; Ninguém presta atenção ou está interessado em aprender uma teoria matemática para a qual ele não encontra utilidade. Se alguém aprova um curso sem aprender, a desonestidade acaricia seu nariz e você pode imaginar por que aprovar o curso de álgebra na escola primária, alguém que não pode resolver uma equação de primeiro grau com um desconhecido; porque se gradua de um arquiteto que não pode usar o teorema de Pitágoras. Escola, sociedade, estudantes estão condenados ao fracasso e à mediocridade.



A coisa mais triste sobre esta situação é que os alunos faltam a oportunidade de descobrir e explorar esse maravilhoso mundo da Matemática.
A MATEMÁTICA é o assunto mais fácil e divertido de ensinar e aprender quando se utilizam métodos inovadores e criativos, o conteúdo matemático está associado à realidade, trabalho em equipe (aprendizagem cooperativa); há convicção, atualização e evolução contínua no MAESTROS. No final, a experiência de aprendizagem é positiva e enriquecedora para professor e aluno.


Por que não completar o uso de textos convencionais com a leitura e aplicação de obras como Yakov Perelman, Martin Gardner, Magnus Enzensberger e muito mais? Você escolhe.







O site mostra uma iniciativa que promove o uso criativo da Matemática na Escola. Não é o único, mas deve ser levado em consideração para criar ou adaptar o que é melhor para a própria realidade.

http://www.educavox.fr/formation/les-ressources/usages-creatifs-du-numerique-pour-l-apprentissage-au-xxie-siecle


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